Peça a sua também!
www.itau.com.br/itaucrianca
"Mãe, mamãe, mamãezinha!" É assim que a Lívia, minha filha de 3 anos me chama quando quer alguma coisa com urgência. E ela insiste e insiste... Se não dou atenção, ela ainda acrescenta, "Por favor!!!". Tenho certeza que logo, logo, o Lucca, meu pequenininho de 1 ano, também estará chamando a mãe, mamãe, mamãezinha o tempo todo!
Aquele sorrisão banguela agora tem duas pontinhas brancas na gengiva inferior - o que dá um charme a mais ao meu bebê fofo!
O problema é que o pequenininho está sofrendo com eles, coitadinho!
Comecei pelo penico rosa. No começo ela não gostava muito, mas acabou se adaptando e, teve uma época que só queria usa-lo. Mas o penico deve ficar sempre no BANHEIRO e não pra lá e pra cá como já vi até em uma escola... É aí que mora o primeiro probleminha: Não é em todos os lugares que tínhamos o troninho e a baixinha só aceitava se fosse para usá-lo... compramos, então, um redutor de assento. Um para nossa casa, outra para a casa da avó. Quando estávamos em um lugar que não tinha nenhum dos dois, alguém a segurava (e segura até hoje!). Mas, pelo menos, ela começou a aceitar fazer xixi no banheiro.
Já tinha lido e conversado com o pediatra que a criança tende a ter vontade de xixi a cada 2 horas. Então, a cada 1 hora e meia, lá estava eu perguntando pra ela: "Lívia, quer fazer xixi?", "Lívia, quer fazer cocô?" Isso mesmo: a cada 1 hora e meia, o dia todo! Segundo probleminha: nem sempre a criança vai dizer que quer ir ao banheiro. Tem que leva-la mesmo assim! Se ela não fizer nada depois de algum tempo, coloque a roupa e tente de novo depois de uns 10 minutos. Mas, atenção: as vezes, não dá tempo. Ela diz que não quer, você coloca a roupa, vira as costas e pronto: xixi no chão! PACIÊNCIA!!!!!!!
Ah, em tempo, a partir do momento em que você começa o treinamento, deixe a criança sem fralda o dia todo. Tem gente que diz para não colocar nem pra sair, nem pra dormir. Mas vamos com calma! No começo, eu colocava para sair e dormir. Depois tirei a fralda noturna e, por último, tirei a fralda quando saíamos. Mas dizia para ela, "Lívia, mamãe vai colocar a fralda porque não sabemos se vamos achar um banheiro, tá!" Com o tempo, a fralda começou a sair de casa e voltar sequinha. Já estava na hora de tirar a fralda das saídas também. Por último, foi a fralda das viagens. Como viajamos sempre e demoramos cerca de 2 horas para chegar, eu colocava a fralda no começo. Já não é mais necessária esta também há cerca de 5 meses (hoje ela está com 2 anos e 8 meses).
Então, a cada ida bem sucedida ao banheiro, eu ou quem a levasse, sempre a elogiava. Skinner, mais uma vez! O elogio é suuuuper importante nessa hora. E também o lúdico! A cada ida ao banheiro, a gente conversava com o xixi ou cocô e falava tchau, no momento da descarga. A baixinha adorava!!!! Depois, inventei uma musiquinha. Vou colocar a letra aqui e depois eu filmo a Lívia cantando pra vocês saberem o ritmo,