WELCOME

Este Blog é uma oportunidade de trocar experiências com aquelas que já passaram, estão passando ou ainda passarão por pequenas grandes alegrias, surpresas e aventuras do dia a dia de ser mãe, mamãe, mamãezinha. Sejam todas muito bem vindas!

sexta-feira, 22 de junho de 2012

PRIMEIRA VISITA AO OFTALMOLOGISTA

Bom dia, mamães!

Dia desses levei a Lívia ao oftalmolgista para uma primeira avaliação. Não que ela reclamasse que não está enxergand direito ou estivesse trombando com as paredes... Foi a pedido da pediatra. Segundo a Dra. Patrícia, por volta dos 3 anos, a criança deve ser avaliada por aquele profissional.
Então lá fomos nós!
Expliquei para ela o que é o oftalmologista (para evitar crises de pitis e a mãe passar vergonha...). Mas nem precisaria, porque o doutor foi super "pedagógico" com ela! Tratou a pequena de "mocinha", fez as luzes do consultório acenderem e apagarem com o bater das palmas (Mágica! Ela amou!) e, enquanto mostrava as figurinhas na televisão durante o exame, foi conversando com ela.
imagem da internet
Depois, veio a parte de conversar com a mãe.
Felizmente e, para meu alívio, ela está com a visão se desenvolvendo perfeitamente! Mas como assim, se desenvlvendo? Pois é: descobri a América.... Ele me explicou que dos 0 ao 1 ano de vida, a visão da criança desenvolve cerca de 80%. Mas essa visão só estará 100% desenvolvida por volta dos 7 anos de idade. Ou seja, nesta fase dos 3 anos, eles ainda "não enxergam 100%".
Me explicou ainda que toda criança deveria fazer uma avaliação nesta idade (3 anos), pois se houver algum problema, ainda é facil de corrigí-lo, uma vez que o cerébro tem plasticidade nesta fase da vida.
Mas, geralmente, o que acontece, são pais chegando desesperados com filhos na idade escolar (6 ou 7 anos) e reclamando que estes não estão enxergando direito e quando faz-se o exame, eles já estão com 4 graus....
Aí eu perguntei se já poderia levar o Lucca, com 1 ano e meio. Ele disse para esperar um pouco. (Mesmo porque o baixinho nem conseguiria falar o que está vendo, né!)
É isso aí, mamãezinhas de plantão - fica a dica: OFTALMOLOGISTA!!!
Beijos!

PS. Vale a pena ler também:
http://www.sadalla.com.br/website/novosite/site/blog/view/levar-a-crianca-ao-oftalmologista
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI7712-15150,00.html
Essas duas publicações recomendam que a primeira visita ao oftalmo seja ainda no primeiro ano de vida. Vale a pena conversar com o pediatra.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger