WELCOME

Este Blog é uma oportunidade de trocar experiências com aquelas que já passaram, estão passando ou ainda passarão por pequenas grandes alegrias, surpresas e aventuras do dia a dia de ser mãe, mamãe, mamãezinha. Sejam todas muito bem vindas!

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Lista de Enxoval de Bebê COMENTADA!

Bom dia, mamãezinhas!

Minha amiga Luciane, gravidíssima do Leonardo, me enviou esta lista de enxoval de bebê e me pediu dicas sobre o que são muitas dessas coisa e se REALMENTE usamos tudo isso.
Confesso que tem itens na lista que nem sei o que são e muitos deles são completamente desnecessários.
Coloquei algumas observações entre parênteses ao lado de cada item da lista e achei que seria útil dividir com todas!
Mas não se esqueçam que isso é minha opinião, baseada em minha experiência! Ah, e é um e-mail pessoal, então não levem em conta a linguagem nada culta....
Beijos!

Lista Padrão by Alô Bebê
Banho e toalete
01 banheira (prefira uma com pés - da burigotto ou galzera, são maiores, dá para deixar no quarto ou banheiro e não dá dor nas costas na hora de dar banho!)
01 cesto toalete (Cesto de vime ou madeira para se colocar produtos de higiene) (são os famosos kit higiene. o de vime sintético são melhores pq vc pode lavar. Eu tenho bandejas brancas assim na minha cozinha e continuam sempre novas. Se quiser, posso ver pra vc em porto que é mais barato, eu acho!)
01 espuma para banheira (Para ser colocada dentro da banheira evitando que o bebê escorregue. ) (desnecessário - é só algo a mais para lavar e gastar $)
01 suporte (de banheira? , se for o "pé" que mencionei acima, vale a pena. A lívia toma banho as vezes na banheira até hj)
01 termômetro para banho (Para medir a temperatura da água.) (desnecessário - eu comprei pra livia e usei uma vez só.... a temperatura a gente sente no antebraço - muito mais confiável)
03 toalhas com capuz (Sim! e forradas com tecido de fralda, pq é mais macio)
03 toalhas fralda (vc pode ompra-las prontas e decoradas ou comprar sem nada e pedir para alguém passar um biquinho de crochê, o q sai bem mais em conta e é mais confortável na hora de enxugar o bebê. Ah, compre Cremmer - são mais caras, mas bem mais macias!)
01 trocador (Tipo de colchonete plastificado ou emborrachado para se trocar a criança.) (Já vem no kit berço. Vc pode comprar um portátil para carregar na bolsa, mas veja se a bolsa q vc comprar nao tem um já)
Diversos
01 aquecedor de mamadeiras (desnecessário, é caro e dá para esquentar no micro ou no fogão - mais rápido)
01 aspirador nasal (Serve para limpar o nariz do bebê (sucção)) (Sim! é horrível de usar e o bb odeia (eu já testei em mim e é horrível msm - mas mega necessário para nariz escorrendo)
04 bicos de mamadeira (sim! pode comprar um monte, pq na fúria do dia a dia, a gente nunca tem tempo de ficar lavando e fervendo a toda hora.......Eu tenho um mega tupperware só para isso, depois vou te mandar uma foto)
01 canguru (Tipo de colete que, preso a um adulto, serve para carregar a criança de forma mais cômoda.) (ganhei um da Liciene e não consegui usar nenhuma vez...o lucca gritava)
02 chupetas (Sim! E leve uma fervida e num suporte de chupeta para a maternidade pq a segunda noite é trash se o bb dormir com vc no quarto)
01 conjunto de coador e funil (para cházinho, eu usei o que tinha em casa msm)
01 conta gotas (sempre bom para remedinhos, mas não sei se vc acha pra comprar.)
01 escorredor para mamadeiras (eu sempre escorri as minhas em bandejas de alumínio forradas com papel toalha)
01 escova para mamadeira (é mais higiênico, mas a boa e velha buchinha de louça lava mto melhor! e depois vc vair ferever tudo, não é?)
01 esterilizador (na panela msm, só tome cuidado para não esquecer tudo no fogo.....)
01 garrafa térmica (para usar no quarto para lavar o bumbum do bb na troca de fraldas. Sinceramente, não é nada prático..... tentei usar com a livia, mas vc tem que esquentar agua e limpar com algodãozinho..... com o lucca eu sempre usei toalhinhas umidecidas , no começo, comprava da johnson's recém nascido, pacote amarelo, sem perfume)
48 lembranças (eu fiz 50 para a livia e 20 para o lucca... conta mais ou menos quem vai te visitar...)
03 mamadeiras grandes (sempre bom ter bastante - verifique no rótulo se ela é BPA Free, para poder usar no micro sem problemas)
02 mamadeiras média (OK, msm de cima)
01 mamadeiras pequena (ok, ah, prefira os bicos chatinhos "ortodonticos" e não os redondinhos tradicionais. Ah, preste atenção pq tem difrentes tamanhos de furos tb - para leite, agua, suco e chá são os menosres (líquidos ralos ou pouco consistentes)
01 mordedor (OK)
01 pinça higiênica (Pinça plástica para pegar os itens já esterilizados.) (Sim, para não precisar usar o pegador de macarrão, kkkk)
01 porta chupetas (Sim, lave bem e leve na mala de materndade)
01 porta mamadeira térmico (nunca tive, mas se vc viaja ou sai mto, é util)
02 prendedores de chupeta (SIM)
01 termômetro clínico (Eu tenho o de mercúrio, que dizem ser mais precisos e o digital, que é bem mais prático)
01 vaporizador (uma bacia com agua no quarto resolve o problema)
Higiene01 caixa de hastes flexíveis (Popularmente conhecido como Cotonetes.) (sim, pode comprar até mais, pq tem umbigo, orelhas e nariz para limpar)
01 colônia (por enqto nao)
01 conjunto para manicure (Composto por uma tesoura para unhas, um cortador de unha tipo trin e uma lixa) (lixa nao agora, vc tem que ver qual vc se adapta melhor, o cortador ou a tesoura)
02 cremes para assaduras (dermodex ou hipoglós ou hipoglós amendoas)
01 escovas para cabelo (Sim)
02 fitas crepe (desnecessário pq nao se coloca mais faixa no umbigo)
01 lavanda (não, pelo amor de deus! é mega forte para um bb..... dá até vontade de espirrar....)
01 loção higienizante (óleo johnson)
01 massageador de gengiva (Acessório feito de silicone, para massagear a gengiva do bebê.) (agora não)
01 óleo (já foi....)
04 pacote fralda descartável P (pode levar 2 pacotes de fralda para a maternidade - um RN e um P, eu usei RN nos dois por quase 1 mes. Ah, e vc usa bem mais que 4 pctes, tá.....)
06 pacotes de algodão (depende, vc vai usar algodao para limpar o bumbum? acho q nao precisa de tudo isso nao, mas é bom comprar um ou dois e depois vc vai repondo)
02 potes de lenço umedecido (Johnson's amarelo)
01 sabonete liquido (dica: é mta coisa para se fazer sozinha na hora do banho: segurar o bebe, pegar e virar o frasco de sabonete liquido.... use o sabonete em barra msm, mto mais pratico)
01 saboneteira (sim, com tampa)
03 sabonetes neutros (ok)
02 talcos (não, talco sufoca o bb e é mto cheiroso demais)
Para mamãe
30 absorventes para seios (Em formato de concha, é feito de algodão e serve para absorver o excesso de leite.) (nao precisa de tudo isso nao pq vc pode ir repondo se vc usar, apesar q tem medico q diz q nao é bom usar pq abafa e junta bactérias, mas se vc for sair, tem q usar)
01 almofada para amamentar (Almofada em formato especial para o colo da mãe durante a amamentação, proporcionando uma posição mais cômoda.) (SIM!!!!! indispensável)
01 almofada para barriga (nem sei o que é isso, kkkkk)
01 concha para seios (Feita de silicone, serve para corrigir os bicos que estejam invertidos e aceleram a cicatrização de bicos rachados. (eu tentei usar com a livia, mas nao consegui. Ah, os bicos só racham se o bb tiver mamando errado, viu! Eu fui ao Banco de Leite aki em Bauru e elas me ensinaram como "fazer a pega" certinho e nunca rachou nem doeu meu bico com o lucca. Vale a pena vc se informar onde tem um banco de leite e visita-lo!!! Vale a pena msm, com a livia eu fiz tudo errado, coitadinha)
02 protetores para seios (Feito de silicone, protege o bico do seio da saliva do bebê, evitando rachaduras.) (Pára com isso......)
01 tira leite (Aparelho que pode ser manual ou elétrico, serve para retirar o excesso de leite e armazená-lo.) (se vc tiver mto leite, dá para tirar com a mao msm, é super fácil - as meninas do Banco de Leite me ensinaram tb)
Passeio01 bebê conforto (Tipo de cadeira em formato de concha para transportar o bebê nos primeiros 8 meses. (SIM e o bebe deve andar nele sempre)
02 capas para carrinho (OK, ou lencolzinho)
01 carrinho passeio (cuidado na hora de comprar o carrinho: verifique se ele tem varias posicoes - o da livia tinha 4 ou 5, bem melhor q o do lucca q tem 3....; verifique se cabe no porta malas do carro, pq o da livia nao cabia no pálio,....., e se vc pretende ter outro bb, compre uma cor neutra! - o da lívia eu quiz rosa....)
01 colchonete para carrinho (sim, bem mais confortavel para o bb)
01 encosto para cabeça (Para usar no carrinho ou no bebê-conforto. Feito de tecido, serve para acomodar de forma segura a cabeça do bebê. (desnecessário)
03 jogos de lençol para carrinho(prefira os sem mto bordados e apliques)
01 moisés (Tipo de cesto em tecido comum, plastificado ou emborrachado para transportar a criança.) (não, vc usa o bb conforto msm)
01 sacola para roupinhas (sim)
01 sacola pequena (frasqueira) (na verdade, a frasqueira vc só vai usar qdo a criança já tiver 1 ano, pq ai vc nao precisa levar mta coisa atras...)
01 travesseiro (pode comprar 2 - antisufocante, com furinhos. 2 pq o bb sempre vomita e vc tem q lavar ou por no sol)
Quarto
01 berço (ok)
01 cesto para roupas (para roupa suja, sim!)
02 cobertores de berço (tente nao comprar aqueles peludos, ai, dá até coceira no nariz.... compre um soft, é macio, leve, antialergico e esquenta pra caramba PS nao sei se é soft msm, vou verificar o nome e te falo)
02 cobertores de enrolar (Cobertor mais fino para envolver a criança.
01 colchão de berço
02 colchas
03 fronhas avulsas
04 jogos de lençol para berço (2 jogos e 2 lençois de baixo)
02 kit de fralda de boca c/ 5 (eu tinha umas 300 com o lucca, pq ele mamava demais e vomitava....)
02 kits para berço (Geralmente contém um edredom, um protetor de berço - tecido colocado em toda lateral do berço para evitar que o bebê se machuque - e um trocador.) (1 só, já disse isso lá no blog, lembra?)
01 móbile (Um tipo de brinquedo geralmente musical para ser usado no berço.) (coitados dos meus filhos, nunca tiveram....)
01 mosquiteiro (Sim! para o verão é imprescindível se tiver pernilongos aí. Ah e um mosquiteiro de carrinho tb)
01 posicionador para dormir (Protege a criança e a mantém na mesma posição evitando que role no berço durante a noite.) (rolinhos, sim)
01 protetor de colchão (desnecessário)
01 saia de berço (desnecessário, mas fica mais bonitinho nada prático, viu. eu desisti)
02 travesseiros anti-sufocantes (ok, já foi)
Roupinhas 06 babadouros (Popularmente chamados de babador.) (ok, mas as toalhinas são mais uteis)
06 bodys manga curta (Tipo de camisa que se abotoa por entre as pernas.) (cuidado com a malha, os da Pulla Bulla são um pouco mais caros, mas são bem macios)
06 bodys manga longa
02 casaquinhos de lã
02 casaquinhos de linha
06 conjuntos pagão (Composto geralmente de uma camiseta regata, um casaquinho e uma calça de malha.
03 cueiros (Tecido de flanela que serve para enrolar a criança.) (util)
06 culotes (mijão) (Calça para bebês, geralmente de malha ou em outro tecido fino.
05 fraldas de tecido
06 macacões (tenha uns mais bonitinhos, mas lembre-se que no começo ele vai ficar só em casa então, qto mais simples, mais confortável)
02 mantas luxo
02 mantas simples
03 pares de luva (de malha)
06 pares de meia 00
01 saída de maternidade (Conjunto composto por um macacão e uma manta.)
04 sapatinhos
02 toucas
03 vira manta (Tecido de algodão usado atrás do pescoço da criança para evitar o contato com outros tecidos que possam dar alergia.) (nem usei....)

Nenhum comentário: