WELCOME

Este Blog é uma oportunidade de trocar experiências com aquelas que já passaram, estão passando ou ainda passarão por pequenas grandes alegrias, surpresas e aventuras do dia a dia de ser mãe, mamãe, mamãezinha. Sejam todas muito bem vindas!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

NECESSIDADES DE UM BEBÊ PREMATURO

Ao deixar a maternidade, os cuidados com o bebê prematuro devem ser redobrados.






Dar à luz antes da hora, há tempos, não é mais uma situação desesperadora. Os avanços da medicina neonatal já garantem que o prematuro passe pelo período ganhando saúde, garantindo assim, a tranqüilidade dos pais.

De acordo com o obstetra e coordenador do Curso de Orientação à Gestante do Hospital e Maternidade Neomater, Jorge Naufal, uma criança pode ser considerada prematura baseando-se em dois pontos: a idade cronológica e o peso que apresenta ao nascer.

Se o bebê nasce antes da 37ª semana ou com menos de 2,5 kg é prematuro , informa.Os cuidados ainda no hospital são tomados para garantir que o bebê ganhe peso, mantenha a temperatura corporal, respire e degluta corretamente. Quando estiver desempenhando todas as tarefas sem problemas, o recém-nascido pode ir para casa. O tempo para isso acontecer, segundo Jorge, é bastante variável.Em casa, porém, os cuidados devem continuar.

A vigilância tem que ser constante nesse período em que o prematuro vai para casa , alerta Jorge. Ele aconselha que a mãe adote o sistema canguru . Segundo o especialista, o chamado sistema canguru é quando a mãe realiza suas atividades rotineiras com o bebê amarrado em seu colo. Além de aumentar o vínculo entre a mãe e a criança, a mãe consegue ficar atenta ao bebê o tempo todo , incentiva.

Os sinais que requerem atenção dos pais são a temperatura do corpo da criança e a alimentação. Quanto à temperatura, ela deve se manter entre os 35 e 36ºC. Os pais devem medir com termômetro e, caso notem a hipotermia, precisam recorrer ao pediatra ou voltar ao hospital , diz o especialista do Neomater. Ele explica que os prematuros saem do útero sem uma adaptação plena para viver no ambiente exterior e, por isso, enfrentam instabilidades na temperatura corporal.

Falando dos cuidados na hora de amamentar, Jorge alerta que os prematuros costumam regurgitar mais. Apesar de exigirem mais atenção, nada impede uma amamentação normal. É importante deixar o bebê com a cabeça bem levantada na hora de amamentar. Amamentá-lo em pequenas quantidades faz com que ele digira melhor o leite , dá as dicas. O obstetra aconselha ainda a sempre deixar o bebê deitado de barriga para cima. Isso evita morte súbita , esclarece.

A moleira dos bebês prematuros também precisa de cuidado redobrado. Os ossos de uma criança prematura são mais frágeis. O próprio tamanho do bebê indica isso. Ele precisa ser manuseado com cautela, sem movimentos bruscos, evitando assim, traumatismos ou estresse , ensina.

Segundo o médico, os cuidados redobrados com o prematuro duram, em média, 30 dias, variando conforme a evolução do bebê. Jorge ressalta, no entanto, que os pais precisam ficar atentos não somente no período em que a criança deixa o hospital.

É preciso observar todo o desenvolvimento da criança prematura, já que ela passou por algumas deficiências. Repare na atividade motora, na visão e na audição , fala sobre o passar dos anos da vida da criança.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger