WELCOME

Este Blog é uma oportunidade de trocar experiências com aquelas que já passaram, estão passando ou ainda passarão por pequenas grandes alegrias, surpresas e aventuras do dia a dia de ser mãe, mamãe, mamãezinha. Sejam todas muito bem vindas!

sábado, 17 de setembro de 2011

BISFENOL A: CUIDADO COM AS MAMADEIRAS E BRINQUEDINHOS DE PLÁSTICO!

BISFENOL A: Esse eu não conhecia... minha sogra já tinha mencionado alguma coisa a este respeito, mas confesso que nunca a levei muito a sério.

Então, o que é Bisfenol A?
O Bisfenol A (também conhecido como BPA) é um produto químico usado na manufatura de um tipo de plástico chamado de policarbonato. O BPA é muito usado por ser um plástico firme e resistente então, mamadeiras, garrafas plásticas, chupetas, brinquedinhos, utensílios de cozinha podem conter BPA.
Além disso, ele é usado como se fosse resina no revestimento de quase todas as latas de alimentos e bebidas, inclusive em latas de fórmula para bebês. O BPA vem sendo discutido internacionalmente há algum tempo e, no início de 2011, uma diretiva da Comissão Europeia entrou em vigor proibindo este componente em mamadeiras.

Porque?

O problema é que vestígios de BPA soltam-se aos poucos do plástico, passando ao alimento e, dessa forma, ao corpo. Especialmente os bebês e crianças pequenas podem ser afetados. Como consequência de uma carga de BPA, alguns especialistas e pesquisas mostram distúrbios no sistema hormonal e no cérebro, diabete, danos ao coração e maior risco cancerígeno, além de outros.

Apesar da comprovação científica ainda não ter sido concluída, estudos com animais realizados em laboratório sugeriram que quantidades mesmo pequenas de BPA podem ser prejudiciais para o desenvolvimento normal de bebês e crianças menores de dois anos de idade.

Mas, como evitar a exposição ao BPA?
- Não esquentar no micro-ondas embalagens de plástico com bebidas ou alimentos, pois o bisfenol é liberado em maior quantidade quando o plástico é aquecido

- Evitar o consumo de alimentos e bebidas enlatadas. A substância é usada como resina para revestimento interno das latas

- Preferir embalagens de vidro, porcelana e aço inoxidável para armazenar alimentos e bebidas

- Descartar utensílios plásticos lascados ou arranhados

- Evitar a utilização de embalagens plásticas com o símbolo de reciclagem 7 (PC) porque podem ter Bisfenol A na composição.


Para mais informações,




2 comentários:

Ariane Fernandes Antonini Collote disse...

Pelo que li, os produtos da MAM são BPA FREE.

Ariane Fernandes Antonini Collote disse...

E o pior é que eu fervo tudo e esquento a mamadeira no microondas....

Powered By Blogger