WELCOME

Este Blog é uma oportunidade de trocar experiências com aquelas que já passaram, estão passando ou ainda passarão por pequenas grandes alegrias, surpresas e aventuras do dia a dia de ser mãe, mamãe, mamãezinha. Sejam todas muito bem vindas!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

DICAS DE ALIMENTAÇÃO DO BEBÊ

Aqui vão algumas dicas para as mamães que estão começando na tarefa de preparar e oferecer comidinha aos pequenos. Podem parecer banais, mas sempre tentei segui-las, e tem dado certo com a Lívia - quem a conhece sabe que ela é uma comilona de mão cheia!!!



Não desanime - Se o bebê cuspir a papinha oferecida nas primeiras tentativas, não desanime, é um reflexo comum dele e não significa que ele não vá gostar de comer.

O cadeirão - Procure colocar o cadeirão sempre no mesmo lugar da casa, de preferência onde o papai e a mamãe comem também. Aqui em casa, a Lívia almoça conosco sentada em seu cadeirão à mesa e o Lucca já nos acompanha em seu carrinho, do ladinho da irmã!

TV - Evite alimentar seu filho perto da tv. Ele tem que acostumar com os alimentos e não com o fato de ser alimentado. É importante que ele interaja com a papinha e não desvie a atenção. (Mas devo confessar que, as vezes, um bom desenho ajuda muito)

Frutas - Depois que o bebê já conhecer vários tipos de frutas, tanto em sucos quanto em papas doces, você já pode mistura-las.

Sucos - Faça com que o bebê experimente diversos tipos de sucos. Peneire bem a fruta e a ofereça sozinha, para que ele reconheça o sabor de cada uma.

Não adoce a fruta - Não adoce a fruta, pois ela contém frutose que é seu açúcar natural.


Não adoce o leite - A Lívia até hoje mama seu "teté" sem nenhum tipo de açucar ou achocolatado. Ela sempre foi acostumada a beber o leite puro e, como não conhece o chocolate em pó, aceita o leite sem problema!


Sucos - Ofereça suquinhos em temperatura ambiente.

Sucos - Não dê dois sucos diferentes no mesmo dia. Insista em uma fruta por 2 dias para observar quais as reações ela causa no bebê (intestino solto ou preso e erupções na pele).

Ofereça de tudo - Não deixe seus gostos particulares influenciarem a alimentação do seu filho. Ofereça de tudo, pois ele pode preferir alimentos azedos, amargos e isso pode ajudar a escolha da papinha predileta dele.

Papinha Salgada - Embora seja uma papinha salgada, o palador do bebê que está começando a comer outro tipo de alimento além do leite ainda é pouco desenvolvido, então, a quantidade de sal usada na papinha deve ser mínima. Ela deve estar praticamente sem sal ao nosso gosto.


Amassar e Peneirar - Os pediatras dos meus pequenos sempre me aconselharam a amassar e depois peneirar a comidinha deles, nunca bater no liquidificador ou mixer porque "quebra" a fibra dos alimentos. Braços para que te quero!!!!!


Diga sempre o nome de cada alimento para a criança para que ela aprenda o que está comendo e vá diferenciando um sabor/ alimento de outro. Com a Lívia, nós sempre dizemos, hoje nós vamos comer arroz, feijão, salada de rúcula, ...


A maioria dessas dicas foram tiradas do site http://www.mariapapinha.com.br/ - vale a pena visitá-lo!

Nenhum comentário:

Powered By Blogger